Um dos tumores malignos mais comuns entre homens e mulheres, o câncer de pulmão pode acontecer nas células que revestem os brônquios e nas partes que revestem o órgão.
Esse tipo de câncer se divide em duas formas: carcinoma de pequenas células e carcinoma de células não pequenas, sendo esse último responsável por 85% dos casos.
Os primeiros sintomas podem ser tosse incessante, dor no peito ao respirar fundo ou tossir, dor nos braços e ombros, tosse com sangue, falta de ar, inchaço do rosto ou pescoço e perda de peso involuntária.
É sabido que fumantes têm até 30 vezes mais chances de desenvolver essa doença em comparação aos não-fumantes. Além disso, o histórico familiar, a exposição prévia a radioterapia e outras doenças pulmonares são fatores de risco.
O exame para o diagnóstico do câncer de pulmão é a biópsia do nódulo ou massa pulmonar, seja por cirurgia, radiologia intervencionista ou broncoscopia.
Somente um médico estará apto para fazer o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.
Preparamos alguns materiais que oferecem informações e instruções necessárias para que o seu tratamento aconteça de forma tranquila e segura.
Confira os nossos guias: