O câncer de colo do útero, também conhecido como câncer da cervix uterina, acontece na parte inferior do útero. Existem dois tipos principais da doença:
Representam entre 80% e 90% dos casos
Representam de 10% a 20% do total
A principal causa é a infecção pelo HPV – papilomavírus humano, transmitido através do ato sexual. Por isso, a prevenção conta com a vacinação contra o HPV e do uso de preservativo nas relações sexuais.
Em seu estágio inicial, a doença pode ser assintomática. É importante também atentar para detalhes como: sangramentos fora do período menstrual, sangramentos ou dor durante e/ou após o ato sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais em casos mais avançados
A inflamação no colo do útero não é necessariamente um indício de câncer, mas pode ser um sinal de infecção por HPV. Por isso, somente um médico estará apto para fazer esse diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.
Preparamos alguns materiais que oferecem informações e instruções necessárias para que o seu tratamento aconteça de forma tranquila e segura.
Confira os nossos guias: