Câncer da boca: pode afetar lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Por estar localizado em uma região de fácil visualização, seu diagnóstico pode ser feito a partir de exame clínico com a confirmação por meio da biópsia.
Câncer da faringe (ou nasofaringe): são carcinomas que se originam no tecido epitelial que reveste o órgão. Por ter um desenvolvimento silencioso, seu diagnóstico pode acontecer em estágios mais avançados. A identificação da doença é feita, em sua maioria, por uma nasofaringoscopia, que usa um tubo de fibra óptica inserido pelo nariz para analisar o revestimento interno da faringe.
Câncer de laringe: são carcinomas de células escamosas ou espinocelulares. Sua ocorrência pode se dar nas três áreas do órgão: supraglote, glote e subglote. O diagnóstico em fase inicial apresenta grandes chances de cura, sendo feito por meio da laringoscopia realizada em consultório.
O uso abusivo de fumo e álcool são os principais fatores que aumentam as chances de desenvolvimento dessas doenças.
Em todos os casos, somente um médico estará apto para fazer o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.
Preparamos alguns materiais que oferecem informações e instruções necessárias para que o seu tratamento aconteça de forma tranquila e segura.
Confira os nossos guias: