Como a soja pode contribuir para sua saúde

Uma alimentação saudável requer diversos elementos para se manter balanceada e benéfica ao corpo humano. Veja neste blog post como a soja pode contribuir para uma dieta regrada.
Propriedades da soja
A soja é rica em proteínas, contendo isoflavonas e fitosteróis que ajudam na redução dos riscos de doenças crônicas e degenerativas. Além disso, ela é uma ótima fonte de minerais, como:
- ferro;
- potássio;
- magnésio;
- zinco;
- cobre;
- fósforo;
- manganês;
- vitaminas do complexo B.
Fibras
As fibras insolúveis da soja não são digeridas no trato gastrointestinal humano e atuam normalizando a mobilidade intestinal, prevenindo a diverticulite e constipação. Já as fibras solúveis trabalham no controle do diabetes tipo II (pacientes não insulino-dependentes) e na diminuição dos níveis sangüíneos de LDL-colesterol.
Entretanto, a soja conta com uma restrição: pacientes com câncer de mama hormônio sensível não podem fazer uso desse alimento.
Menopausa ou climatério
O consumo de soja (cerca de 25g/dia de proteína) não reduz o número de ondas de calor nas mulheres em fase de climatério(menopausa), porém diminui a intensidade (50mg/dia de isoflavonas).
“O consumo diário de no mínimo 25 g pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado com dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis” (ANVISA, 2007).
Redução de risco de doenças
Hoje, já existem evidências de que o consumo de soja está diretamente associado à redução de riscos de câncer na cabeça, pescoço, fígado, boca, ovário e cervical. Devido à presença de zinco, a alimentação que inclui soja também pode diminuir os riscos de Alzheimer.
Manter uma vida saudável com práticas esportivas e dietas equilibradas podem proporcionar mais longevidade e qualidade no cotidiano. Portanto, não deixe a preguiça tomar conta. Pratique exercícios e alimente-se bem para viver melhor.