fbpx

O USO DO GENGIBRE

14/10/2015

Trata-se de um rizoma, ou seja, o caule da planta, que se desenvolve embaixo da terra e do qual brotam ramos e raízes.

Estudos recentes descobriram que certas substâncias do gengibre, como o Gingeral inibem o avanço do Câncer de Cólon. O resultado é uma ação antitumoral que estaria relacionada à capacidade antiinflamatória do gengibre. Fala-se que ele também seria capaz de combater náuseas provocadas pela quimioterapia.

Hoje sabemos que uma substância chamada Cineol, encontrada no gengibre, tem ação digestiva, atua contra cólicas, flatulência, enjôos, náuseas e tonturas, além de estimular o sistema imunológico combatendo gripes e resfriados. Por causa das substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, o gengibre reduz a formação de placas nas artérias, os níveis de “Colesterol Ruim” e é indicado contra dores articulares, como a artrite. Também é um alimento termogênico, isto é, acelera ligeiramente a produção de calor pelo corpo, favorecendo a queima de calorias.

Um jeito prático de tirar proveito de seus benefícios é acrescentar 1 colher de chá do pó desidratado em sucos, vitaminas, sopas, sorvetes e molhos para saladas.

O consumo diário pode desencadear reações alérgicas, com formação anormal de gases. Pessoas que tomam remédio anticoagulante devem evitá-lo, já que esse rizoma pode potencializar seus efeitos.

Porém, este alimento não deve ser utilizado de forma indiscriminada, sempre consulte um especialista para saber a dose específica para seu caso.

Tabela Nutricional
Cada 100g contêm:
– Calorias: 80 kcal
– Proteínas: 1,82 g
– Gorduras: 0,75 g
– Fibras: 2,0 g
– Potássio: 415 mg
– Magnésio: 43 mg
– Cálcio: 16 mg

Juliana Moreira Martins Brascher
Nutricionista

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.