fbpx

Cuide bem do seu coração

25/09/2017
2.jpg?time=1711599666
por Dr. Bruno Vargas, Oncologista do CON.

Hoje, dia 25 de setembro, o mundo inteiro comemora o Dia Mundial do Coração. A melhor forma de celebrar este dia é exercer ações conjuntas para reduzir a incidência da principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes que são as doenças cardiovasculares, principalmente as doenças do coração. Dentre as principais causas de doenças cardíacas como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo, hábitos alimentares e o sedentarismo.

Por ser a mais prevalente, a hipertensão arterial é a principal vilã, responsável direta por milhares de mortes atribuídas às doenças cardíacas. Quando não controlada, isto é, quando acima de 140 / 90 mmHg, a pressão arterial causa lesões nos vasos sanguíneos, especialmente na aorta, o vaso principal que conecta o coração com os principais órgãos, que produzem uma sobrecarga extra para o coração, que fica com o músculo mais rígido e com o tempo aumenta de tamanho e dilata, ficando mais fraco. Em consequência, o paciente tem insuficiência cardíaca, apresentando sintomas como falta de ar para fazer esforços e inchaço nas pernas.

A pressão muito alta também dificulta a circulação de sangue pelas artérias coronárias, que são as artérias que nutrem o coração, podendo levar ao infarto. Assim, uma das melhores maneiras de prevenir doenças cardíacas, além de diminuir o peso e parar de fumar, é controlar muito bem a pressão arterial. Para conseguir este controle é preciso fazer uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos controlados, e principalmente tomar corretamente a medicação para diminuir a pressão arterial conforme o médico prescrever.

Neste Dia Mundial do Coração vamos fazer de tudo para ter um coração mais saudável. Vamos controlar nossa pressão o melhor possível, pois só dessa maneira poderemos viver com um coração feliz para o resto de nossas vidas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.