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10 passos para uma alimentação mais saudável

14 de fevereiro de 2017 por Luiza D'Ajuda0
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Uma dieta gordurosa e repleta de refeições desequilibradas podem causar danos a sua saúde. Portanto, para ter mais disposição e qualidade de vida, você deve manter uma alimentação saudável e regrada. Veja nesse blog post um checklist com 10 passos para se alimentar melhor. Confira!

 

  1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Elas são ricas em  vitaminas, minerais e fibras, colaborando na manutenção e bom funcionamento do organismo. As fibras regulam o funcionamento intestinal, geram a sensação de estar satisfeito e podem atuar prevenindo várias doenças.

 

  1. Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia. Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico ou lentilha. O prato brasileiro – feijão com arroz – é uma combinação completa de proteínas e uma ótima opção para sua saúde!

 

  1. Reduza o consumo de sal. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, porém em demasia pode levar ao aumento de pressão do sangue e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Procure usar ervas frescas para realçar o sabor.

 

  1. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. Prefira os alimentos cozidos ou assados, como leite e iogurte desnatados.

 

  1. Faça pelo menos 4 refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e lanches. Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa dê preferência às frutas.

 

  1. Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis. Confira se seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está entre 18,5 a 24,9kg/m2(Adultos) e 22,0 a 27,0Kg/m2 (Idosos). O IMC mostra se o seu peso está adequado a sua altura.

 

  1. Consuma com moderação alimentos abundantes em açúcar, como:
  • doces;
  • bolos;
  • biscoitos.
  1. Aprecie sua refeição e coma devagar, sem correr.

 

  1. 60% do nosso corpo é formado por água e portanto beber em média 2 litros (6-8 copos) por dia é fundamental.

 

  1. Seja ativo! Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, jogue bola, dance ou encontre outra atividade que você goste para não cair no sedentarismo.

O importante é começar pelos passos que você avalia serem mais fáceis de implementar em seu hábito alimentar diário. Para incorporá-los ao seu dia a dia exige persistência e tempo. Portanto, vá com calma e não fique desapontado quando não conseguir segui-los à risca. Podem acontecer alguns deslizes, porém você deve estar focado para buscar se alimentar cada vez melhor.

Luiza D'Ajuda

Luiza D'Ajuda

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