fbpx

Medicamentos de uso em domicílio para o tratamento do câncer

5 de setembro de 2013 por Andre Tenenbaum0

Algumas medidas de prevenção precisam ser tomadas ao se armazenar e manusear os medicamentos utilizados durante o tratamento em domicílio do câncer. E, sabendo da importância destas medidas para a otimização do tratamento do câncer em casos como esse, o CON listou dicas importantes para os pacientes:

  •  Armazenar os medicamentos que necessitem de refrigeração entre 2°C e 8°C em local seguro na geladeira, fora do alcance de crianças e longe dos alimentos.
  • Nunca deixar a medicação na porta da geladeira, pois sua abertura e fechamento podem alterar a temperatura e, com isso, influenciar na estabilidade do produto. Se, por algum motivo, algum frasco de medicamento for congelado, este não deve ser utilizado.
  • Não descartar seringas e agulhas utilizadas na administração dos medicamentos no lixo domiciliar. Por se tratar de resíduo químico, o ideal é armazená-los em sacos plásticos e caixas de isopor para depois encaminhá-los ao CON, que irá incinerar o material.
  •  Manter a medicação de uso oral em sua devida embalagem durante o tratamento, protegida da luz e em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Evitar o armazenamento em locais quentes e úmidos, como o banheiro, e manusear as cápsulas e comprimidos, preferencialmente, com luvas, evitando o contato com a pele.
  • Respeitar os horários, doses e duração do tratamento e não interrompê-lo sem o conhecimento do médico. A rotina de administração do medicamento evita o esquecimento e mantém constante sua quantidade no organismo.

 

 

Andre Tenenbaum


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios


CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2020