Integração interpessoal-social
O CON acredita que o bem estar físico, psíquico e social reflete a saúde do paciente e, quando trabalhados em conjunto, contribuem para o sucesso do tratamento do câncer. Por isso, assumimos o compromisso de promover, regularmente, eventos sociais e culturais dentro do CON, de maneira lúdica.
A integração entre pacientes, familiares e equipe decora cada festividade, elaborada para comemorar o “agora”. Cada confraternização traz em seus signos a representação de um momento, de um ciclo, de uma possibilidade, de um sentimento, e todos trazem à tona a necessidade de comunicar a vida em todos os seus aspectos.
Vivenciamos momentos variados: festas de Natal; Ano Novo; Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Dia dos Namorados, Festa Junina, Festa da Primavera; Carnaval; Dia das Crianças.
– A Páscoa significa ressurreição, mudança e renascimento.
– O Natal simboliza o culto do nascimento, da bondade, da ternura, da vida e da reflexão.
– O Dia das Mães significa acolhimento e aconchego.
– O Dia dos Pais simboliza amparo e força.
– A Festa da Primavera é alegria e florescimento.
– O Ano Novo é a esperança de uma vida melhor.
Esses eventos se iniciam algumas semanas antes da data comemorativa, quando todo o CON, com a presença dos pacientes, confecciona ornamentos, cartões e pequenos mimos, que são reflexões sobre cada tema, envolvendo todos em uma atmosfera criativa.
Aliados às atividades sociais contamos com momentos culturais, quando apresentamos filmes, música, poesia e exposições.
Cada data suscita sentimentos e reminiscências importantes que ajudam a elaborar e ressignificar o nosso papel no mundo.
Renovar os votos com a vida, estabelecer contato com o outro e compartilhar alegrias, valorizam o tempo e tornam especiais cada encontro.
Paula Angelo – Psicóloga