fbpx

Câncer gástrico – prevenção, diagnóstico e tratamentos

9 de outubro de 2018 por Equipe CON0
cancer-de-estomago_1b1785ef9a08d9b02c22d21f556bce77cd8c55a3.jpg?time=1590790396

O estômago é um órgão frequentemente acometido pelo câncer. Existem alguns tipos que podem acometer este órgão, sendo o adenocarcinoma o mais comum, responsável por cerca de 95% dos casos.

É mais comum em homens e ocorre mais comumente a partir dos 50 anos, sendo seu pico de incidência próximo aos 70 anos. Segundo dados do INCA, é o terceiro mais incidente em homens e o quinto mais incidente em mulheres.

No ano de 2016 foram 20.520, sendo 12.920 homens e 7.600 mulheres, com uma mortalidade estimada no ano de 2013 de 14.182 casos.

O câncer gástrico é uma doença geralmente silenciosa e com sintomas poucos específicos, o que dificulta muito o diagnóstico precoce da mesma. Os sintomas que geralmente ocorrem são perda de peso, saciedade precoce e vômitos após refeições.

Prevenção

Por este motivo, é muito importante prevenir esta doença, o que deve ser feito com as seguintes ações:

  • manter uma dieta balanceada (composta de vegetais e frutas),
  • evitar ou cessar o tabagismo
  • restringir o consumo do álcool

Existem algumas doenças que são predisponentes ao câncer de estômago e, portanto, devem ser tratadas o mais precocemente possível, como: anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas (como gastrite atrófica e metaplasia intestinal), e infecções pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori).

Tratamento

Após o diagnóstico da doença, seu tratamento e prognóstico dependerão do estágio no qual a doença foi diagnosticada. Apesar do avanço nas terapias antineoplásicas, este continua sendo um câncer com mortalidade alta, o que mostra ainda mais a importância de ações preventivas.

Obrigado pela leitura.

Dr. Bruno Araújo França

Oncologista e Diretor Médico do Grupo CON

Equipe CON


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios


CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2020