fbpx

Como evitar que os sentimentos negativos afetem o tratamento do câncer?

2 de abril de 2020 por Equipe CON0
como-evitar-que-os-sentimentos-negativos-afetem-o-tratamento-do-cancer.jpg?time=1590790396
  • Descubra como o estresse e a ansiedade podem ser combatidos para que não atrapalhem o restabelecimento da saúde

Você sabia que, durante o tratamento do câncer, nutrir pensamentos positivos pode ser um diferencial para o restabelecimento da saúde? 

Quando o paciente recebe o diagnóstico da neoplasia, é comum surgirem diferentes dúvidas e angústias, afinal, você é um ser humano! No entanto, esses questionamentos precisam dar espaço a uma mente otimista. 

Certamente, você já ouviu falar que “as palavras têm poder”, então, cultivar a positividade é fundamental para o sucesso do tratamento. Podemos citar o exemplo da artesã Katia Regina, que enfrentou dois cânceres ao mesmo tempo, algo raro na medicina. 

Sempre otimista, ela acredita que a sua positividade foi um dos fatores fundamentais para o sucesso do tratamento: “Se a gente achar que não vai dar certo, a probabilidade de dar errado é muito maior.”

Você pode ler (e se inspirar) com a história completa clicando na matéria abaixo:

Mas somos seres humanos com experiências de vida únicas, o que significa que cada pessoa pode reagir de uma forma após a descoberta do diagnóstico. 

Por isso, nosso objetivo neste artigo é te mostrar que é importante se manter otimista e sempre acreditar na sua possibilidade de cura, assim como nós acreditamos! 

Afinal, sentimentos negativos podem atrapalhar o restabelecimento da sua saúde, ou até mesmo tornar tal momento menos leve. Continue lendo para entender mais sobre o assunto. Boa leitura!

Vilões do tratamento do câncer: estresse e ansiedade


Conforme já citamos acima, receber o diagnóstico da neoplasia pode trazer muitas perguntas e dúvidas, como “Por que eu estou passando por isso?”. 

Sim, é normal se sentir confusa(o) e alarmada(o) diante de uma notícia que ninguém está preparado para receber, mas acreditar que é possível restabelecer a saúde é o primeiro passo para realizar um tratamento eficaz

Nesse momento, é importante buscar uma rede de apoio entre pessoas queridas, para que você se sinta mais forte e preparada(o) para as próximas etapas. Além disso, também é fundamental buscar atividades que proporcionam leveza e tranquilidade.

Seguindo essas dicas, você não irá dar espaço para um sentimento que pode atrapalhar o seu tratamento: o estresse.

Pesquisas apontam que ele pode ser um vilão para a eficácia do tratamento do câncer ao impactar a forma como o organismo reage aos medicamentos recebidos. 

Além disso, o sentimento também atrapalha o bem-estar e a qualidade de vida do paciente oncológico, fatores especialmente importantes durante essa etapa.  

Outra manifestação emocional que também é negativa para as pessoas que estão em busca da cura é a ansiedade.

O impacto do diagnóstico pode fragilizar o paciente a ponto de causar uma série de dúvidas sobre o futuro, como incertezas a respeito de diferentes aspectos, tais como:

  • Futuro da família;
  • Vida profissional; 
  • Insegurança em relação ao tratamento.

Nós compreendemos que seja normal o surgimento de questionamentos sobre esse período, mas acreditamos que encontrar acolhimento e se manter informada(o) sejam fundamentais para manter a tranquilidade e a qualidade de vida.

 

Informação e apoio: essenciais para um tratamento eficaz

Saber como vai ser o tratamento pode reduzir a angústia gerada pelo diagnóstico. Por isso, é muito importante tirar todas as dúvidas sobre o tratamento com o seu médico e com a equipe que irá te atender. 

Pessoas de confiança também podem ajudar bastante, pois irão auxiliar a absorver as informações necessárias divulgadas pelos médicos, que irão proporcionar segurança em relação aos próximos passos do tratamento

Podemos citar, também, que buscar ampliar o conhecimento sobre o câncer é uma forma eficiente de prevenir neoplasias e até obter o diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento.

Uma informação muito relevante e que deve ser destacada é que a medicina está cada vez mais avançada, o que possibilita um tratamento com mais qualidade de vida e menos efeitos colaterais. 

Assim, o paciente consegue inserir diferentes atividades à rotina sem prejudicar o seu tratamento. Tenha um diálogo aberto com o médico, tire suas dúvidas e saiba o que pode ser realizado ou não.

 

Como o CON atua nesse sentido? 

O CON acredita que saber ouvir e dar atenção são essenciais nessa etapa. É essencial acolher quem está passando pelo tratamento de câncer e, por isso, existem algumas ações desempenhadas em nossas unidades, que visam a qualidade de vida do paciente oncológico:

Oferece acolhimento, diálogo e terapia em grupo para quem enfrenta o tratamento do câncer de mama. Trata-se de uma oportunidade de se abrir, buscar conforto e contato com outras pessoas que passam pela mesma situação.

Reforçando o compromisso do CON em relação à parte emocional dos nossos pacientes e seus familiares, temos uma equipe de psicólogos que está pronta para oferecer suporte emocional, cognitivo e comportamental.

Além disso, o nosso site oferece diversas informações válidas para quem acabou de ser diagnosticado e deseja descobrir os primeiros passos para restabelecer a saúde. Você pode conferir em: 

 

Repassando o que vimos neste post

  • Durante o tratamento do câncer, nutrir pensamentos positivos pode ser um diferencial para o restabelecimento da saúde;
  • É importante prestar atenção ao estresse e à ansiedade: eles podem se tornar vilões do tratamento;
  • Para que sentimentos negativos não atrapalhem a nova rotina, é fundamental se manter informada(o) e buscar o apoio de pessoas queridas;
  • O CON oferece uma equipe de psicólogos, grupo terapêutico e informações em seu site para que o paciente oncológico obtenha maior qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas? Sentiu falta de algum conteúdo neste artigo? Não deixe de escrever nos comentários!

Equipe CON


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios


CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2020