fbpx

Como evitar que os sentimentos negativos afetem o tratamento do câncer?

02/04/2020 4
como-evitar-que-os-sentimentos-negativos-afetem-o-tratamento-do-cancer.jpg?time=1713501638
  • Descubra como o estresse e a ansiedade podem ser combatidos para que não atrapalhem o restabelecimento da saúde

Você sabia que, durante o tratamento do câncer, nutrir pensamentos positivos pode ser um diferencial para o restabelecimento da saúde? 

Quando o paciente recebe o diagnóstico da neoplasia, é comum surgirem diferentes dúvidas e angústias, afinal, você é um ser humano! No entanto, esses questionamentos precisam dar espaço a uma mente otimista. 

Certamente, você já ouviu falar que “as palavras têm poder”, então, cultivar a positividade é fundamental para o sucesso do tratamento. Podemos citar o exemplo da artesã Katia Regina, que enfrentou dois cânceres ao mesmo tempo, algo raro na medicina. 

Sempre otimista, ela acredita que a sua positividade foi um dos fatores fundamentais para o sucesso do tratamento: “Se a gente achar que não vai dar certo, a probabilidade de dar errado é muito maior.”

Você pode ler (e se inspirar) com a história completa clicando na matéria abaixo:

Mas somos seres humanos com experiências de vida únicas, o que significa que cada pessoa pode reagir de uma forma após a descoberta do diagnóstico. 

Por isso, nosso objetivo neste artigo é te mostrar que é importante se manter otimista e sempre acreditar na sua possibilidade de cura, assim como nós acreditamos! 

Afinal, sentimentos negativos podem atrapalhar o restabelecimento da sua saúde, ou até mesmo tornar tal momento menos leve. Continue lendo para entender mais sobre o assunto. Boa leitura!

Vilões do tratamento do câncer: estresse e ansiedade


Conforme já citamos acima, receber o diagnóstico da neoplasia pode trazer muitas perguntas e dúvidas, como “Por que eu estou passando por isso?”. 

Sim, é normal se sentir confusa(o) e alarmada(o) diante de uma notícia que ninguém está preparado para receber, mas acreditar que é possível restabelecer a saúde é o primeiro passo para realizar um tratamento eficaz

Nesse momento, é importante buscar uma rede de apoio entre pessoas queridas, para que você se sinta mais forte e preparada(o) para as próximas etapas. Além disso, também é fundamental buscar atividades que proporcionam leveza e tranquilidade.

Seguindo essas dicas, você não irá dar espaço para um sentimento que pode atrapalhar o seu tratamento: o estresse.

Pesquisas apontam que ele pode ser um vilão para a eficácia do tratamento do câncer ao impactar a forma como o organismo reage aos medicamentos recebidos. 

Além disso, o sentimento também atrapalha o bem-estar e a qualidade de vida do paciente oncológico, fatores especialmente importantes durante essa etapa.  

Outra manifestação emocional que também é negativa para as pessoas que estão em busca da cura é a ansiedade.

O impacto do diagnóstico pode fragilizar o paciente a ponto de causar uma série de dúvidas sobre o futuro, como incertezas a respeito de diferentes aspectos, tais como:

  • Futuro da família;
  • Vida profissional; 
  • Insegurança em relação ao tratamento.

Nós compreendemos que seja normal o surgimento de questionamentos sobre esse período, mas acreditamos que encontrar acolhimento e se manter informada(o) sejam fundamentais para manter a tranquilidade e a qualidade de vida.

 

Informação e apoio: essenciais para um tratamento eficaz

Saber como vai ser o tratamento pode reduzir a angústia gerada pelo diagnóstico. Por isso, é muito importante tirar todas as dúvidas sobre o tratamento com o seu médico e com a equipe que irá te atender. 

Pessoas de confiança também podem ajudar bastante, pois irão auxiliar a absorver as informações necessárias divulgadas pelos médicos, que irão proporcionar segurança em relação aos próximos passos do tratamento

Podemos citar, também, que buscar ampliar o conhecimento sobre o câncer é uma forma eficiente de prevenir neoplasias e até obter o diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento.

Uma informação muito relevante e que deve ser destacada é que a medicina está cada vez mais avançada, o que possibilita um tratamento com mais qualidade de vida e menos efeitos colaterais. 

Assim, o paciente consegue inserir diferentes atividades à rotina sem prejudicar o seu tratamento. Tenha um diálogo aberto com o médico, tire suas dúvidas e saiba o que pode ser realizado ou não.

 

Como o CON atua nesse sentido? 

O CON acredita que saber ouvir e dar atenção são essenciais nessa etapa. É essencial acolher quem está passando pelo tratamento de câncer e, por isso, existem algumas ações desempenhadas em nossas unidades, que visam a qualidade de vida do paciente oncológico:

Oferece acolhimento, diálogo e terapia em grupo para quem enfrenta o tratamento do câncer de mama. Trata-se de uma oportunidade de se abrir, buscar conforto e contato com outras pessoas que passam pela mesma situação.

Reforçando o compromisso do CON em relação à parte emocional dos nossos pacientes e seus familiares, temos uma equipe de psicólogos que está pronta para oferecer suporte emocional, cognitivo e comportamental.

Além disso, o nosso site oferece diversas informações válidas para quem acabou de ser diagnosticado e deseja descobrir os primeiros passos para restabelecer a saúde. Você pode conferir em: 

 

Repassando o que vimos neste post

  • Durante o tratamento do câncer, nutrir pensamentos positivos pode ser um diferencial para o restabelecimento da saúde;
  • É importante prestar atenção ao estresse e à ansiedade: eles podem se tornar vilões do tratamento;
  • Para que sentimentos negativos não atrapalhem a nova rotina, é fundamental se manter informada(o) e buscar o apoio de pessoas queridas;
  • O CON oferece uma equipe de psicólogos, grupo terapêutico e informações em seu site para que o paciente oncológico obtenha maior qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas? Sentiu falta de algum conteúdo neste artigo? Não deixe de escrever nos comentários!


4 comments

Comments are closed.


Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.