fbpx

Previna-se do câncer de pele, mesmo estando em casa!

5 de junho de 2020 por Equipe CON0
previna-se-do-cancer-de-pele-mesmo-estando-em-casa.jpg?time=1593634810

Aproveite este maior período em casa para se cuidar e atente-se aos sinais da pele. 

 

Você sabia que o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e o melanoma é um dos tipos mais graves?

O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. 

O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são altos e a exposição inadequada ao sol aumenta a possibilidade desse tipo de câncer.

Embora a atual situação imposta pela Covid-19 traga consequências como o isolamento social e, assim, uma menor exposição ao sol, ainda devemos manter a nossa atenção em medidas preventivas. O maior órgão do corpo humano necessita de atenção especial durante todo o ano.

Os tipos mais comuns da patologia são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. O mais raro é o melanoma, que também é o mais agressivo e letal.

Durante o verão, os tipos de neoplasia que atingem a pele ganham destaque na imprensa e sites especializados. Afinal, é uma época do ano em que a exposição ao sol ocorre de forma intensa.

Mas você pode estar se perguntando “por que falar sobre câncer de pele em tempos de isolamento social?”. Afinal, em um primeiro momento, pode não parecer relevante abordar o assunto. No entanto, o cenário atual não descarta a sua importância, porque prevenção e informações são fundamentais.

 

Pandemia reduz procura no atendimento para câncer de pele e outros tipos

Segundo estimativas das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica, pelo menos 50 mil brasileiros não receberam o diagnóstico de câncer desde que a pandemia da Covid-19 começou.

Além disso, milhares de pessoas que já receberam o diagnóstico da neoplasia se depararam com a suspensão dos tratamentos. 

De acordo com os dados, houve o adiamento de aproximadamente 70% das cirurgias de câncer.

Nós, do CON, somos um centro de saúde que caminha lado a lado com os avanços tecno-científicos, com unidades modernas, confortáveis e acolhedoras. 

Desde o início do decreto de isolamento, estamos implementando as melhores ações para evitar a disseminação do vírus, realizando as seguintes atividades:

 

#Telemedicina:

Estamos realizando algumas consultas pela nossa Plataforma de Teleconsulta.

Oferecemos aos pacientes que estejam em acompanhamento oncológico ou hematológico um canal por WhatsApp ou e-mail (assistentedocliente@con.com.br) para o envio de exames que serão avaliados pelos respectivos médicos assistentes.

Oferecemos aos pacientes sintomáticos respiratórios um canal por telefone ou WhatsApp para realização de triagem, com enfermeiro e posterior direcionamento à equipe médica.

 

#Logística

Reforçamos a coleta domiciliar de exames laboratoriais.

 

#Atendimento

Restringimos a apenas 1 acompanhante por paciente, para aqueles que tiverem consulta ou tratamento.

E para você, que precisar sair de casa por algum motivo essencial, estamos listando dicas importantes abaixo, para que continue cuidando da sua saúde e se prevenindo do câncer de pele.

#1 – Se você precisa sair durante o dia, preste atenção ao horário!

Sempre vale lembrar que o indicado é se expor ao sol antes das 10h e após às 16h.

A exposição aos raios ultravioleta é um dos principais fatores de risco para a maioria dos melanomas, por isso, todo cuidado deve ser tomado, especialmente se você possuir pele e olhos claros.

Outra alternativa a ser considerada é procurar lugares com sombra e adotar outros meios de prevenção (iremos falar a seguir!).

E, claro, não deixe de utilizar máscara quando sair de casa e respeitar a distância entre as demais pessoas na rua.

#2 – Se você gosta de tomar banho de sol

Várias pessoas gostam de tomar banho de sol na varanda, na sacada ou até aproveitar os raios que entram pela janela. Talvez você seja uma delas!

Mas, certamente, o fato de estar em um ambiente domiciliar pode gerar descuido em relação à pele. Por isso, vamos reforçar uma dica que é amplamente divulgada: utilize protetor solar!

Preste atenção ao fator de proteção do item e lembre-se de utilizar e retocar o filtro sempre, principalmente após suar ou se molhar.

Aliás, essa dica também vale para os lábios: utilizar um protetor labial com proteção solar também é importante para a prevenção do melanoma.

#Dica: o indicado é que você esteja com a palma da sua mão virada para o sol entre 5 e 10 minutos. Sentiu que a região quente? Seu corpo já está sintetizando a vitamina!

#3 – Como anda o seu sistema imunológico?

Em primeiro lugar, é importante entender como atuam as defesas do nosso organismo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA):

“No organismo, existem mecanismos de defesa naturais que o protegem das agressões impostas por diferentes agentes que entram em contato com suas diferentes estruturas. Ao longo da vida, são produzidas células alteradas, mas esses mecanismos de defesa possibilitam a interrupção desse processo, resultando em sua eliminação.

A integridade do sistema imunológico, a capacidade de reparo do DNA danificado por agentes cancerígenos e a ação de enzimas responsáveis pela transformação e eliminação de substâncias cancerígenas introduzidas no corpo são exemplos de mecanismos de defesa.”

Para ler este conteúdo completo, clique aqui.

Durante o período de pandemia do coronavírus, é comum que as pessoas fiquem mais relaxadas com a alimentação e os cuidados com a saúde. Consequentemente, elas acabam adotando uma vida mais sedentária.

Para ajudar no fortalecimento do seu sistema imunológico e aumentar a sua qualidade de vida, principalmente em um momento em que podem surgir sentimentos como insegurança e ansiedade, nós preparamos um conteúdo especial!

Fizemos uma série de vídeos de Yoga especialmente para você praticar em sua casa. Todos podem praticar os exercícios e a melhor parte é que eles podem ser executados até mesmo em cima da cama. Confira agora:

 

Comece a se cuidar hoje!

Agende uma consulta! O CON está pronto para receber você e tirar todas as suas dúvidas.

Vale ressaltar que, durante a pandemia, nossas unidades estão trabalhando com atendimento realizado pela telemedicina, onde você poderá se consultar de forma on-line, sem a necessidade de sair de casa! Clique aqui para realizar o seu pré-agendamento.

Lembre-se: mesmo em períodos de isolamento social e com menor exposição ao sol, os cuidados com a pele não podem parar!

Não deixe de conferir outros artigos sobre o assunto:

Repassando o que vimos neste post

  • Até mesmo durante o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus você deve tomar cuidado com os seguintes aspectos: Precisou sair de casa? Observe o horário. Vai tomar banho de sol na varanda? Use o protetor solar. 
  • Cuide do seu sistema imunológico: você irá prevenir diversas doenças e neoplasias.
  • Aproveite o uso da tecnologia a seu favor: utilize nossos canais de atendimento para tirar as suas dúvidas e marcar consultas.

Equipe CON


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios


CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2020