fbpx

CON oncologia: 31 objetivos para um 2021 cheio de saúde

10 de dezembro de 2020 por Luiza D'Ajuda0
con-oncologia-31-objetivos-para-um-2021-cheio-de-saude.png

O CON Oncologia sabe que para muitos o ano de 2020 foi um grande desafio. Passamos por altos e baixos, que nos fizeram repensar a forma de viver e interagir não só em sociedade, mas também internamente. 

Pensando nisso, criamos um calendário com dicas simples e bem fáceis de fazer, visando que o seu mês de dezembro seja uma preparação para tudo que está por vir no próximo ano. 

Neste post, faremos um complemento que irá englobar pequenas atitudes positivas que poderão fazer toda a diferença na sua rotina e bem-estar. Leia até o final, baixe o seu calendário e transforme seus hábitos!

CON Oncologia apresenta uma pequena fórmula para se sentir bem

Muitas vezes, tudo o que precisamos é priorizar aquilo que temos de mais valor: saúde, família, amigos, nossa vida…

Alguns momentos fazem história e acabam criando memórias que irão nos acompanhar por um longo período, inclusive, pode-se aumentar os níveis dos hormônios da felicidade.

Endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina podem parecer apenas nomes estranhos, fora de contexto ou longe da nossa realidade, mas não se engane! Confira do que eles são capazes:

Endorfina

Funcionando como um analgésico natural, a endorfina tem a capacidade de “burlar” as dores físicas, aumentando a resistência do organismo.

De acordo com alguns estudos realizados em Oxford, alimentos picantes, filmes tristes, trabalhos em grupo, cantar e dançar podem ser atividades que ativam a endorfina. Que tal experimentar?

Oxitocina

Você sabia que a oxitocina tem a ver com vínculos sentimentais? Até mesmo é chamada de “hormônio do abraço”, pois é liberada de acordo com situações de amparo, atenção e outros comportamentos emotivos.

Isso favorece a construção de laços, além de auxiliar na diminuição de transtornos mentais e até mesmo físicos. Já abraçou alguém hoje?

Dopamina

Dizem as más línguas que a dopamina é viciante, estando relacionada ao amor, desejo, realização de metas e objetivos.

Por isso, para que ela esteja sempre em estado ativo, que tal traçar metas a curto, médio e longo prazo? Ao atingi-las você estará trabalhando em prol desse hormônio tão prazeroso.

Serotonina

Está se sentindo importante? É a serotonina em ação! Sendo capaz de aliviar a solidão e até mesmo a depressão, esse hormônio é crucial para manter uma qualidade de vida repleta de felicidade. 

Conversar com amigos ou recordar momentos agradáveis através de fotos pode auxiliar na liberação desse potente hormônio. Que tal?

O passo a passo para um excelente 2021

E se o seu dezembro puder lhe ajudar a começar o próximo ano de uma maneira totalmente diferente e muito mais saudável, criativa e cheia de possibilidades? Vamos juntos!

Para começar: beba água!

Manter o corpo hidratado é essencial para garantir o bom funcionamento do organismo por completo, confira alguns benefícios:

  • Melhora o desempenho físico, aumentando a disposição para a prática de atividades;
  • Auxilia na digestão e absorção dos nutrientes presentes nos alimentos;
  • Melhora a elasticidade e a hidratação da pele;
  • Estimula o cérebro a se concentrar mais, auxiliando até mesmo na memória, dentre outros.

Foque em respirações mais profundas

Ao tornar o ato de inspirar e expirar mais consciente, você consegue acalmar o seu fluxo de pensamentos e, consequentemente, trazer mais equilíbrio à rotina.

Inclusive, você pode realizar uma prática de yoga do CON que irá proporcionar:

  • Aumento da sensação de bem-estar;
  • Melhora na respiração;
  • Qualidade no sono;
  • Aumento da autoestima e na imunidade.

Agende um check-up geral

Manter os seus exames sempre em dia garantem uma vida ainda mais longa e saudável, afinal, o diagnóstico precoce de qualquer tipo de doença acarreta em um tratamento bastante eficaz, com amplas possibilidades de cura.

Desligue os dispositivos eletrônicos 30 min antes de dormir

Já parou para pensar que a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos afeta o ritmo do seu sono? Isso tem a ver com a produção de melatonina, que induz ao sono, sendo produzida apenas no escuro. 

Prepare um café da manhã especial

Não existe nada melhor do que um “encontro” com você mesmo. Pequenos momentos de autocuidado podem oferecer grandes diferenciais para todo o dia e, quem sabe, isso não se torna um hábito?

Fortaleça a sua autoestima cuidando de si, escolha produtos que você ama e prepare com afeto o seu café da manhã!

Faça um longoooooo alongamento

O alívio das tensões musculares proporciona o relaxamento não só dos músculos, mas também da mente. Além disso, você poderá evitar possíveis dores no pescoço, ombros, costas e cabeça. Que tal experimentar?

Comece a largar algum vício

A maioria das pessoas têm algum vício, infelizmente. Alguns deles podem ser mais prejudiciais do que outros, como o cigarro, por exemplo. 

Eles podem funcionar como uma espécie de refúgio, sempre que uma situação se torna mais difícil, porém, essas emoções costumam ser anestesiadas e não solucionadas. Procure ajuda profissional caso julgue necessário e analise as vantagens de dizer adeus ao vício.

Organize o seu guarda-roupa e faça doações!

Renovar é sempre bom! Além de ajudar o próximo, você também estará fazendo bem a você mesmo, implementando uma nova fase em sua vida. Analise quais peças do seu armário ainda fazem parte do seu dia a dia e quais você possui um sentimento/sensação, as outras podem servir para outras pessoas. Já pensou nisso?

Encoraje a sua criatividade

A criatividade não é um talento: é estímulo! Desenvolva a sua com as ferramentas certas. Escreva um diário, faça uma pintura ou escultura. Escolha algum tipo de manifestação da mente e dê asas ao seu “eu criativo”. 

Faça uma noite de jogos

Sabe aquele jogo de infância/adolescência que você não joga há tempos? Chegou o dia de recordar os velhos tempos. Chame seus amigos e/ou familiares e usufruam de momentos incríveis com muita diversão!

Tire um tempo para uma chamada de vídeo com a família

Em tempos de pandemia, deixamos de estar perto de pessoas queridas. Porém, é possível mudar essa realidade! Escolha um parente querido e faça uma chamada de vídeo com ele!

Dance a sua música favorita

Quem canta seus males espanta… e quem dança também!  

Através da dança você pode liberar sentimentos reprimidos, ativar o corpo fazendo com que ele se expresse, aumentar o condicionamento físico e muito outros benefícios. Escolha a sua música na playlist e aperte o “play”!

Saia para uma longa caminhada ao ar livre, longe de aglomerações

Sabe aquela área verde da sua cidade? Escolha um horário em que não costumam aparecer muitos visitantes e entre em contato com a natureza! Certeza de que ela irá recarregar suas “baterias” e ainda garantir um ar fresco e refrescante.

Faça uma meditação guiada

Ultimamente, a internet nos prestigia com milhares de vídeos de meditação. Isso porque a população está cada vez mais em busca de evolução, principalmente a mental. 

Uma boa meditação guiada pode ser peça-chave para melhorar a sua rotina, principalmente pelo fato de que pode ser realizada pela manhã, garantindo um dia menos agitado, ou à noite, para um bom relaxamento antes de dormir. 

Digite na sua plataforma de busca: “meditação guiada” e escolha a que mais se encaixa no seu momento de vida. Aproveite e relaxe!

Escolha um bom livro para iniciar a leitura

Você sabia que ler é um dos melhores exercícios, se não for o melhor, para ampliar o vocabulário e escrever bem? Além disso, os livros nos fazem viajar sem a necessidade de sair do lugar, quer coisa melhor do que isso?

Pratique afirmações positivas

Que tal trocar algumas frases para expandir e cocriar? Dizem que o universo escuta tudo o que pensamos, então, vamos começar:

  • Tenho força e habilidade para vencer qualquer desafio que a vida me apresente;
  • Tenho poder, confiança e capacidade para conquistar todos meus objetivos;
  • Meu corpo está curando e me sinto melhor a cada dia;
  • Meu corpo é saudável, minha mente é brilhante, minha alma é tranquila;
  • Sou grato pelo que recebo na vida. Minhas dificuldades são oportunidades de crescimento pessoal.

Esses são apenas alguns exemplos, você também pode criar as suas próprias afirmações.

Liste todas as suas qualidades

…e não se esqueça mais delas! Guarde em um lugar de fácil acesso para ler sempre que necessário.

Veja um filme que você nunca viu antes

Existem diversos sites de streaming, como a Netflix e o Amazon Prime, que oferecem extensos catálogos com filmes para todos os gostos. Escolha um e assista até o final!

Desligue as notificações do celular

Imagine passar um dia inteiro sem checar a tela inicial do aparelho para saber quem enviou mensagem, quem ligou, quem interagiu com você pelo Facebook, Instagram… além de ser positivo para a sua saúde mental, a gente aposta que você irá fazer isso mais vezes!

Olhe suas fotos antigas e compartilhe

Encontrou aquela foto da época da faculdade com os amigos? Aquela festa inesquecível com pessoas queridas? Compartilhe e não deixe de falar sobre o quanto foi especial viver aquele momento com eles!

Não pense em problemas futuros. Foque neste dia!

Só podemos mudar aquilo que está ao nosso alcance. Excesso de preocupação com o futuro pode gerar ansiedade e outros sentimentos negativos. Um dia de cada vez!

Prepare o quarto para uma boa noite de sono

Não se esqueça de respeitar a vontade e o cansaço do seu corpo, crie uma rotina com um horário adequado para dormir. Desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos, leia um bom livro, crie um ambiente bem escuro e acolhedor, escolha aquele edredom fofinho e aproveite cada segundo de descanso. Você também pode usar um óleo essencial relaxante ou até mesmo uma música bem baixinha. 

Escolha um cardápio saudável

Sabe aquela comida saudável que você não gosta? Que tal dar mais uma chance e prepará-la de uma forma completamente diferente?

Você também pode contar com a ajuda de um nutricionista para montar o cardápio ideal de acordo com as suas necessidades. 

Prepare o ambiente para a ceia de Natal

Tire todos os itens dos armários e monte uma sala incrível para celebrar o seu Natal. Sabemos que o ano de 2020 foi extremamente difícil em vários aspectos, mas que tal dar uma chance para finalizar esse ciclo de uma forma bastante agradável?

Viva positivamente todos os sentimentos desta data

Aqui vamos usar apenas uma palavra: SINTA!

Desfrute de um dia inteiro sem celular, tablet ou computador

Faça coisas que estão além das telas e perceba o quanto você está deixando isso de lado para focar apenas nos dispositivos eletrônicos. A vida é muito além disso e não podemos desviar os nossos olhos sempre que ficamos entediados. 

Sinta o sol em sua pele (a não ser que seja um dia chuvoso)

Mas sinta o sol utilizando protetor solar, hein?! Se estiver chovendo, um banho de chuva pode lavar a alma! 

Comece um novo projeto

Por que esperar até 2021?

Pode ser uma nova rotina, escrever um conto, criar um perfil novo nas redes sociais, artesanato… são infinitas possibilidades para que você possa ampliar horizontes!

Converse com seu círculo de apoio 

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, afirmam que conversar com os amigos pode trazer benefícios mentais! Ou seja, se você quer combater o estresse ou ganhar um incentivo extra para adquirir hábitos de vida mais saudáveis, converse com as pessoas que apoiam você!

Faça uma lista de desejos para 2021

Chegou o momento de fazer a sua lista! Mais importante do que escrever é colocar em prática. Por isso, comece aos poucos, mas seja constante: as metas poderão ser alcançadas!

Agradeça por tudo e celebre um novo ano!

Que 2021 possa começar de maneira leve, profunda e com muito mais conhecimento. Esperamos que este post tenha servido como inspiração para novos passos na sua rotina.

Continue contando com o CON para consultas e um atendimento multidisciplinar e totalmente humanizado.

Se ainda não baixou o seu calendário, clique no banner abaixo para fazer o download. Estamos com você!

Luiza D'Ajuda

Luiza D'Ajuda

Relacionamento CON


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios


CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2020