fbpx

Chega de se perguntar: “anemia pode virar leucemia?”

26/06/2020
chega-de-se-perguntar-anemia-pode-virar-leucemia-2.jpg?time=1710818635

Obtenha mais informações sobre o tema da nossa próxima Live CON!

Muitas pessoas se questionam: “anemia pode virar leucemia?” e é muito importante alertar que isso não é possível, mas as duas anomalias têm uma relação. 

 

A anemia não é considerada uma doença e se dá pela redução dos glóbulos vermelhos, fazendo com que exista uma menor oxigenação no organismo. 

 

Vale ressaltar que, quando não existe um tratamento eficiente para a anemia, ela pode se tornar algo grave, fazendo com que exista um cansaço excessivo em pequenas atividades diárias.

 

Já a leucemia atinge os glóbulos brancos, também presentes no sangue, sendo um dos tipos de câncer. Ela faz com que a produção dos glóbulos brancos, plaquetas e glóbulos vermelhos seja reduzida, ocasionando em sintomas como:

 

  • Cansaço e fraqueza;
  • Infecções frequentes;
  • Sangramento na gengiva e nariz;
  • Manchas roxas ou pontos vermelhos na pele;
  • Inchaço e/ou desconforto no abdômen;
  • Perda de peso.

 

É essencial que um médico de confiança seja consultado caso existam queixas dos sintomas listados acima. 

 

Uma pessoa com leucemia, facilmente pode desenvolver anemia, mas não o contrário! 

 

Caso um paciente com anemia seja diagnosticado com leucemia, isso não ocorreu por uma “evolução” do problema de saúde. O que acontece é que a anemia pode ser um dos sintomas da leucemia. Fique atento!

 

Pensando em desmistificar algumas informações equivocadas e acabar com as dúvidas, os médicos Dra. Adrienne Moreno e Dr. Yung Gonzaga, Hematologista e especialista em transplante; Hematologista do CON, respectivamente, estarão presentes em mais uma Live CON, agora sobre como identificar a anemia e leucemia nos pacientes.

 

A Live acontecerá no nosso canal do YouTube, no dia 01 de julho, às 16h. Você é nosso convidado especial, por isso, não deixe de participar enviando suas perguntas aqui nos comentários e compartilhando essa informação com quem poderá se interessar pelo tema.

 

E, caso você já tenha realizado algum tipo de consulta e precisa ser encaminhado à profissionais oncológicos e/ou hematológicos, estamos atendendo via Telemedicina. Acesse clicando no banner abaixo!

 

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.