fbpx

Câncer de pele: um dos perigos do verão

10/12/2019
cancer-de-pele-um-dos-perigos-do-verao-1.jpg?time=1713501638

Você sabe o que é melanoma?

Com a chegada da temporada mais quente do ano, a atenção deve ser redobrada com relação aos cuidados necessários durante a exposição ao sol. 

O raio UVB atinge uma camada de pele superficial, deixando uma vermelhidão, que é mais comum em crianças com menos de 1 ano e pessoas que possuem a pele mais clara, olhos azuis e/ou sardas. 

Caso a pessoa fique bronzeada, o que costuma ser um dos maiores objetivos no verão, o “trabalho” foi realizado pelo raio UVA, pois ele atinge a derme, uma camada de pele mais profunda.

Os raios ultravioleta, em doses inadequadas, acabam sendo nocivos à saúde, podendo causar envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer, como é o caso do melanoma.

 

Afinal, o que é melanoma?

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina,

substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos.

O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. 

Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão.

É o tipo mais grave devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. 

Nos últimos anos houve grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor e à introdução dos novos medicamentos imunoterápicos e terapia alvo.

 

Continue acompanhando nossas postagens e saiba mais sobre sintomas, causas e tratamentos dessa neoplasia.

Tratamentos em Oncologia, Hematologia para pacientes oncológicos e um Centro de Infusão para cuidados não oncológicos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.


Agende sua consulta – (21) 3820-0068Pré-agendamento on-lineEncaminhe um paciente

Copyright © 2022 - CON. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.