fbpx

Atendimento ao paciente no novo normal: 4 cuidados do CON

21 de julho de 2020 por Luiza D'Ajuda0
atendimento-ao-paciente-no-novo-normal-4-cuidados-do-con.jpg

Saiba como preparamos o nosso atendimento ao paciente para o novo normal em nossas unidades!

Assim como em outros segmentos, a área da saúde também precisa adotar alguns cuidados para lidar com o novo normal. 

Como você já sabe, o CON se dedica diariamente para oferecer cuidado integral a todos os seus pacientes. Com a pandemia do coronavírus, nossas atitudes de proteção foram intensificadas!

Com o objetivo de oferecer um atendimento seguro, planejar ações e evitar a disseminação do vírus, nós criamos um Comitê de Covid-19. 

Assim, é possível definir e estabelecer ações que devem ser aplicadas em todas as áreas de funcionamento de nossas cinco unidades, sejam elas:

  • Atendimento ao cliente;
  • Colaboradores;
  • Infraestrutura;
  • Higienização.

Neste artigo, você irá conferir toda a nossa preparação para receber nossos pacientes e oferecer um atendimento completamente seguro. Boa leitura!

#1 – Cuidados iniciais com o paciente em nossas clínicas

A retomada dos atendimentos está acontecendo com todas as medidas de segurança e higiene, com o objetivo de preservar a saúde de todos. 

Na entrada de cada unidade, há um controlador de acesso na portaria, visando que o contato com portas e maçanetas seja evitado, tanto na entrada quanto na saída.

Logo após, é a vez da triagem, com aferição da temperatura dos pacientes e seus acompanhantes* e preenchimento de formulário com as seguintes informações: nome e idade do paciente, nome do médico assistente e data de atendimento no CON.

Além disso, também devem responder se apresentaram alguns dos seguintes sintomas nos últimos sete dias:

  • Falta de ar;
  • Tosse;
  • Febre acima de 37.8°C;
  • Dor muscular;
  • Contato com algum familiar ou amigo que tenha apresentado esses sintomas.

Se o paciente respondeu de forma positiva a mais de 3 itens citados acima, ele será encaminhado ao consultório médico, para que possa ser traçada a melhor conduta para o seu caso.

Outras medidas tomadas durante o atendimento inicial

Além da triagem realizada assim que o paciente oncológico chega em uma de nossas unidades, há outras ações realizadas por nossa equipe para preservar a saúde de todos.

Uma delas é a disponibilização de máscara cirúrgica para paciente e acompanhante. Além disso, a orientação também faz parte da rotina do atendimento inicial! As principais são:

  • A respeito do número de acompanhantes: é permitido um por paciente que possui dificuldade de locomoção ou fragilidade em virtude de idade avançada ou status de doença; 
  • Alertar sobre as precauções padrão, como: higienização adequada das mãos, evitar o contato com pessoas doentes, utilizar máscaras e desinfetar superfícies.

#2 – Como estamos realizando o atendimento

Nossa prioridade, no momento, é oferecer o atendimento presencial aos pacientes que já passam por tratamento quimioterápico e apresentam queixas relacionadas à doença de base ou a infecções virais. 

Também estamos otimizando o tempo de permanência daqueles que estão realizando tratamento em nossas unidades. 

Além de controlar o fluxo de pessoas em nossas unidades, atuamos para que haja o distanciamento de 1,5 m entre cada um.

Em nossa recepção, os assentos foram demarcados para evitar o contato de pessoas durante permanência na clínica. Veja na imagem a seguir:

Uma vez que o paciente e o acompanhante saem das cadeiras da recepção ou das poltronas da Sala de Tratamento de Quimioterapia, há a realização de limpeza terminal nos locais. 

Nossos colaboradores também estão seguindo todas as recomendações necessárias para cuidar da própria saúde e, também, da sua! 

Da recepção à equipe médica, todos estão utilizando máscaras cirúrgicas nas unidades. 

Já a nossa equipe de enfermagem está utilizando as máscaras N95 ou PFF2 e a proteção com face shields, uma vez que os enfermeiros precisam estar próximos aos pacientes para a realização de punções venosas periféricas ou de cateteres implantados.

Por fim, não estamos recebendo consultores/representantes de laboratórios durante o período de pandemia. 

 

Todas as medidas são tomadas para reforçar que o foco do atendimento em nossas unidades está centralizado apenas no paciente! 

#3 – Saiba como está sendo a teleconsulta

Desde março de 2020, o CON adotou a telemedicina como modalidade para atender o seu público. 

Os pacientes que estão realizando acompanhamento clínico oncológico e não estão em qualquer modalidade de tratamento parenteral podem aderir à modalidade. 

Além disso, ela também pode ser estendida aos que se encontram em tratamento, caso seja uma solicitação deles. 

Para a realização das teleconsultas, estamos utilizando o software Feegow Clinic, com  os registros realizados no prontuário eletrônico do paciente no sistema Tasy

Como a modalidade ainda é uma novidade para muitas pessoas, nós queremos orientar você a ter consultas produtivas e tirar todas as dúvidas sobre a sua saúde. Por isso, não deixe de ler o artigo a seguir:

Outro ponto a destacar é o Alô CON: estamos oferecendo aos pacientes sintomáticos respiratórios um canal por telefone ou WhatsApp para que seja realizada a triagem com nossos enfermeiros e, se necessário, o encaminhamento à equipe médica. Basta entrar em contato pelo telefone (21) 97239-1033. Esse é um canal exclusivo para pessoas que já são pacientes do CON! 

Outra medida adotada durante a pandemia é o reforço nas coletas domiciliares para a realização de exames laboratoriais. Tudo para a segurança dos nossos pacientes!

#4 – Algumas dicas de higienização e cuidados durante a pandemia

Se você já é um paciente oncológico, nossa recomendação é que você não deixe de lado a sua rotina de exames e consultas

Caso seja necessário ir até uma unidade, tenha a certeza de que estamos seguindo todas as medidas de segurança necessárias! 

Vamos continuar tomando as medidas necessárias para oferecer segurança e conforto ao nosso público! Por isso, também recomendamos que você continue colocando em prática todas as recomendações de higiene necessárias.

Chamamos a atenção para os celulares: eles devem ser considerados um ponto de atenção, logo, devem ser higienizados sempre que possível.

Talvez você já tenha visto o nosso conteúdo sobre a importância de lavar as mãos para manter a imunidade. Em tempos de pandemia, o ato é ainda mais importante! Para relembrar o processo de higienização, veja a imagem a seguir:

 

Para conferir as principais informações sobre a Covid-19 e suas formas de prevenção, basta clicar no conteúdo a seguir: 

 

Repassando o que vimos neste post

  • A área da saúde também precisa adotar alguns cuidados para lidar com o novo normal, imposto pela pandemia do coronavírus. E, como você já sabe, o CON se dedica diariamente para oferecer cuidado integral a todos os seus pacientes;
  • Da recepção às orientações de rotina, nós estamos presentes na vida dos nossos pacientes! Veja nossas recomendações a seguir:
    • Cuidados iniciais: destacamos a aferição de temperatura, preenchimento de formulário e a presença de um controlador de acesso na portaria;
    • Sobre o atendimento: a prioridade é oferecer o atendimento presencial aos pacientes que já passam por tratamento quimioterápico e apresentam queixas relacionadas à doença de base ou a infecções virais; 
    • Teleconsultas: os pacientes que estão realizando acompanhamento clínico oncológico e não estão em qualquer modalidade de tratamento parenteral podem aderir à modalidade;
    • Alguns cuidados durante a pandemia: não deixe os exames de rotina de lado, faça a correta higienização das mãos e desinfete o telefone celular sempre que possível.

Não se esqueça: você pode confiar no CON para restabelecer a sua saúde e encaminhar seus pacientes com segurança!

 

Para agendar a sua consulta, inclusive na modalidade de telemedicina, basta clicar no banner a seguir:

 

Até o próximo artigo!

 

Luiza D'Ajuda

Luiza D'Ajuda

Relacionamento CON


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios


CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2020