A conscientização do câncer é de extrema importância!

4 de fevereiro de 2020 por Equipe CON0
a-conscientizacao-do-cancer-e-de-extrema-importancia.png?time=1585936772

Diagnósticos precoces são essenciais para tratamentos de sucesso.

 

Muito se fala sobre o diagnóstico precoce de qualquer tipo de neoplasia e a conscientização do câncer, pois, só assim, médicos especialistas poderão indicar o melhor tratamento para a questão.

É extremamente importante que o medo seja deixado de lado, afinal, a saúde e a qualidade de vida são os pilares de qualquer ser humano.

Ao longo do ano, possuímos campanhas distintas para cada tipo de neoplasia e, através delas, podemos abordar assuntos pertinentes, tirar dúvidas e fornecer informações relevantes para auxiliar nessa conscientização.

Hoje, escrevemos esse post com o intuito de apresentar tais campanhas, ajudando a todos que precisam “conversar” e saber mais sobre o câncer.

 

O Dia Mundial do Câncer e sua importância para a conscientização

 

Instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, O Dia Internacional do Câncer faz com que a prevenção seja pensada de maneira global.

Muitas instituições de saúde utilizam essa data para aumentar a abrangência sobre o assunto, com o objetivo de diminuir os índices de incidência das doenças relacionadas.

Isso ajuda no alerta à população, sobre como é importante manter hábitos saudáveis, exames periódicos em dia e tratamentos realizados por equipes preparadas.

Esses detalhes fazem com que o diagnóstico precoce seja possível, afastando as chances de um tratamento mal sucedido.

Esse alerta deve se manter durante todos os períodos do ano, por isso, a equipe CON está sempre desenvolvendo campanhas específicas para diferentes tipos de neoplasias, fazendo com que todos tenham acesso à informações essenciais para esse combate. 

Continue acompanhando o nosso conteúdo e conheça as campanhas realizadas ao longo do ano. Dividimos em duas, partes: primeiro e segundo semestre, para que a leitura seja facilitada para você!

 

A conscientização do câncer e o primeiro semestre do ano 

 

Janeiro é marcado pelo combate ao câncer de colo de útero, uma campanha que leva a cor verde piscina, nos fazendo mergulhar nesse universo feminino. 

Esse é um tipo de neoplasia muito comum entre as mulheres do mundo todo, estando em terceiro lugar em incidência.

O principal fator de risco continua sendo o HPV, doença sexualmente transmissível, podendo ser prevenida através da utilização de preservativos. 

Em 2014, foi implementada no SUS a vacinação gratuita do HPV e, a partir de 2017, a idade para o recebimento da dose aumentou, passando para até 14 anos em meninas e meninos.

Para saber mais sobre o câncer de colo de útero, acesse o nosso post clicando aqui

Em fevereiro, temos uma data super importante para a conscientização do câncer, pois, mais precisamente no dia 04, possuímos o Dia Mundial do Câncer, motivo para estarmos escrevendo esse conteúdo em busca de disseminar informação. 

Já o mês de março vem com a conscientização e o alerta sobre o mieloma múltiplo (MM), câncer das células plasmáticas encontradas na medula óssea. Acesse o nosso blog para um conteúdo completo sobre o tema.

Maio vem com uma cor quente, o vermelho, alertando para o câncer de boca, ainda pouco falado nas campanhas, porém com total importância para a saúde através da prevenção. 

O combate à leucemia vem em tons de laranja no mês de junho, abordando um tema que pode ser tratado em conjunto com a doação espontânea de sangue e medula, que podem salvar muitas vidas! Também fizemos um post muito interessante sobre o assunto e você pode acessar aqui.

 

As campanhas de prevenção do segundo semestre 

 

Neoplasias que englobam cabeça e pescoço são abordadas em julho, através da cor verde, que nos permite ter esperanças de um futuro repleto de bem-estar. 

Além disso, a conscientização do câncer de bexiga também é trabalhada no mesmo mês. Inclusive temos conteúdos relacionados a ambos os temas no nosso blog. Acesse: 

https://con.com.br/noticias/sem-categoria/campanha-julho-verde/

https://con.com.br/noticias/sem-categoria/julho-conscientizacao-e-prevencao-ao-cancer-de-bexiga/

Agosto chega com campanhas de conscientização, como as que são realizadas em janeiro, buscando alcançar um número cada vez maior de pessoas interessadas em cuidar da saúde, através da realização de exames preventivos e de rotina.

Em setembro é a vez da prevenção do câncer ginecológico, visando despertar sobre a importância do diagnóstico precoce, informando fatores de risco e sintomas, como você pode conferir aqui.

Outubro possui grande destaque para o CON, visto que realizamos eventos que contam com a participação de pacientes, amigos e familiares, abordando temas complexos e outros mais leves, sobre os diferentes tipos de neoplasia que acometem, principalmente, as mulheres. 

Ano passado realizamos o Outubro em Tons de Rosa, um encontro lindo, que envolveu centenas de pessoas em diferentes dias e locais. Confira a nossa cobertura no blog: https://con.com.br/noticias/.

Novembro é branco, com uma abordagem essencial à prevenção do câncer de pulmão, que engloba, em todo o mundo, 13% dos novos casos de neoplasias.

Confira um conteúdo exclusivo, desenvolvido pelo Dr. Bruno França, oncologista e diretor médico do CON. Clique aqui

O mesmo período também alerta sobre como “cuidar da saúde também é coisa de homem”, e nos traz o novembro azul e a importância dos exames preventivos do câncer de próstata, que destacamos aqui.

E dezembro, o último mês do ano, que sempre vem cheio de nostalgia e energias positivas das datas comemorativas, carrega a cor laranja, remetendo ao sol e aos cuidados que devemos tomar com as altas incidências dos raios UVA e UVB.

Onde o verão deve ser aproveitado com muita cautela, devido ao câncer de pele. Acesse a página principal do blog para obter conteúdos completos sobre esse assunto. 

Esperamos que esse post tenha sido útil para proporcionar acesso à informações de diferentes tipos de neoplasias, aumentando a chance de prevenção, realização de exames de rotina, diagnósticos precoces e tratamentos de muito sucesso. 

Conte sempre com o CON!

Equipe CON


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios


CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão - Todos os direitos reservados Copyright 2019