Orientação nutricional
Bons hábitos alimentares, além de fornecerem prazer e energia ao corpo, atuam como adjuvantes na prevenção, tratamento e recuperação de quase todas as patologias.
Para manter o vigor necessário do organismo uma dieta equilibrada, moderada e variada, com porções diárias de todos os grupos de alimentos:
A pirâmide dos alimentos nos fornece as porções diárias recomendadas que devemos ingerir todos os dias. Note que quanto maior for a porção da pirâmide que o grupo ocupa, maior a quantidade daqueles alimentos que o corpo precisa.
CEREAIS – Pães, bolachas, arroz, massas, grãos, farináceos, batatas, aipim, inhame, feijões, etc. Estes alimentos são fontes de carboidratos, vitaminas e minerais.
FRUTAS E VEGETAIS – (folhosos e legumes) crus, cozidos, na forma de purê, ou sucos. Fornecem vitaminas, minerais e fibras.
PROTEÍNAS – Carnes em geral, aves, peixe, ovos, leite, queijos e derivados. Contribuem para regeneração dos tecidos e combate as infecções. Também fornecem vitaminas e minerais.
GORDURAS E AÇUCARES – devem ser ingeridos ao mínimo e selecionados quanto à qualidade, pois, sabemos da associação destes com inúmeros malefícios a saúde (doenças).
Cada pessoa deve adequar esse grupo de alimentos às suas necessidades pessoais, modificando não só a quantidade, mas, a qualidade, o tipo de alimento, e a forma de preparação, adaptando a mesma ao tratamento que esta recebendo e ao estágio que se encontra.
Procure:
– Realizar várias refeições ao dia.
– Comer devagar e com tranqüilidade.
– Mastigar muito bem os alimentos.
– Variar a alimentação.
– Evitar alimentos gordurosos, enlatados, industrializados, defumados e conservas.
– Não re-aproveitar gordura.
– Evitar refrigerantes, bebidas alcoólicas.
– Consumir regularmente legumes, verduras, soja, feijões, carnes magras, frango sem pele, peixe, arroz, cereais integrais, frutas, sucos, água de coco, temperos naturais.
– Se em quimioterapia, evitar alimentos crus, não pasteurizados.
Em caso de diabetes, hipertensão (pressão alta), aterosclerose, perda do apetite, mudança do sabor e do cheiro dos alimentos, aumento do colesterol, triglicéride, ácido úrico, diarréia, náuseas, vômitos, secura na boca, aftas, uma dieta especial orientada por nutricionista deverá ser instituída.