O câncer de pele melanoma se origina nos melanócitos, que são células responsáveis pela produção de melanina. A maior concentração de melanócitos é na pele, no entanto, a doença também pode surgir em outros locais do organismo.
O melanoma cutâneo, em geral, é assintomático. Ele pode se manifestar como uma pinta ou mancha na pele que podem apresentar características anormais como: assimetria, bordas irregulares, cores azuladas ou pretas ou mudança de cor, diâmetro aumentado, sangramentos e coceiras.
Os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolvimento da doença são exposição aos raios ultravioleta solar ou artificial, histórico familiar, pele clara, presença de nervos atípicos ou pintas benignas e ter imunodeficiência.
Além do exame clínico, a confirmação do diagnóstico de câncer de pele é feita por meio de biópsia, onde pode ocorrer a retirada da lesão por completo.
Somente um médico estará apto para fazer o diagnóstico preciso e recomendar o tratamento mais adequado.
Preparamos alguns materiais que oferecem informações e instruções necessárias para que o seu tratamento aconteça de forma tranquila e segura.
Confira os nossos guias: