O câncer de próstata é uma doença extremamente prevalente e na grande maioria das vezes curável se detectada precocemente. Portanto, há necessidade de se realizar exames de rotina em todo homem a partir dos 50 anos.
Quando apresenta sintomas, geralmente são percebidos pela dificuldade de urinar, redução da força do jato urinário, gotejamento final prolongado, dor ao urinar e frequência urinária aumentada. Em estágios mais avançados pode ocorrer sangramento na urina ou esperma, dor óssea, retenção urinária e insuficiência renal.
Os fatores de risco que podem influenciar no aparecimento da doença são: idade, histórico familiar, obesidade, sedentarismo, hábitos alimentares e ser afro descendente.
O rastreamento do câncer de próstata é feito pelo exame de toque retal e pelo dosagem sanguínea do PSA, um antígeno prostático produzido pela próstata. Para um diagnóstico definitivo são feitos exames como a biópsia por meio de ultrassonagrafia transretal ou ressonância magnética. A tomografia e a ressonância magnética, além dos exames de medicina nuclear, auxiliam no estadiamento do câncer de próstata.
Somente um médico estará apto para fazer o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.
Preparamos alguns materiais que oferecem informações e instruções necessárias para que o seu tratamento aconteça de forma tranquila e segura.
Confira os nossos guias: